top of page

Adoção Responsável

Como se sabe, em nossa cidade existem milhares de animais abandonados vivendo nas ruas e sujeitos a uma vida de sofrimento e necessidades.  Para que ocorra uma mudança deste quadro é necessário sensibilizar a sociedade para que unida resolva este problema.  A adoção de animais é uma forma de contribuir para que este quadro triste se reverta.  Contudo a adoção dever ser responsável, com consciência das necessidades e direitos do animal a ser adotado. A adoção deve contar com o consentimento dos familiares que irão também conviver com o animalzinho doméstico. O objetivo é que a pessoa adote com a total consciência de que está acolhendo uma vida que dependerá de seus cuidados diários.   

Algumas informações necessárias para quem pretende adotar: 

A - A família toda deve respeitar e, se possível, colaborar para cuidar do novo ente da casa. Se todos dividirem as tarefas no trato do animal ele estará muito bem acolhido, além de criar uma relação saudável com todos do grupo familiar.  

B - Cuidados básicos necessários:

  1. Os Animais precisam de ração e água à disposição, de um espaço adequado para morar e para brincar.

  2. Todo animal precisa de cuidados veterinários, portanto, devem ter um médico veterinário que cuide de sua saúde, ministrando as vacinas e demais medicamentos necessários em casos de doenças.

  3. O responsável pelo animal deve ter tempo para brincar e passear com ele – é bom lembrar que nossos queridos companheiros não devem ser tratados como coisa, mas sim como seres sensíveis que tem suas necessidades e carências.

  4. Recolher as necessidades do animal durante o passeio.

  5. Nunca mantê-lo preso em corrente, isto é um ato de crueldade.

  6. Nas férias, não abandonar o seu animal, mas sim, deixá-lo sob os cuidados de um parente ou amigo ou ainda em hotéis para este fim.

  7. Educar o seu animal – é necessário impor limites, conforme orientação do veterinário responsável. Tal atitude beneficiará a relação entre o dono e seu animal de estimação.          

  8. O adotante deve ter o conhecimento de que os animais dão custos/despesas que deverão ser suportados por ele, tais como remédios, ração, vacinas, etc.

  9. Os animais tem um tempo de vida, em torno de 12 anos para cães e gatos. Os animais não devem ser abandonados, esta não é uma atitude humanitária. A responsabilidade da adoção de uma VIDA é para a VIDA inteira.

  10. Tomar cuidado para o animal não procriar. A esterilização é um ato de amor, assim, além de contribuir para o controle populacional dos animais estaremos também contribuindo para qualidade de vida desses nossos companheiros de jornada.

  11. Vide os benefícios da esterilização.  

Para adotar um animal é necessário possuir mais de 21 anos e apresentar RG e CPF.  Nossos animais já estão castrados, vacinados e vermifugados.   


BEM-ESTAR ANIMAL e GUARDA RESPONSÁVEL 


O homem ao domesticar o cão e gato tornou-se responsável pelo seu bem estar.  Um animal quando acolhido por uma pessoa ou uma família que o trate com amor e respeito, ficará bem, tanto física quanto psicologicamente, além de trazer às pessoas um laço afetivo de grande valor.  O que deve ficar claro é que os animais são seres vivos com sensações e sentimentos, ou seja, também sentem dor, fome, frio, tem vontade própria, ficam tristes e felizes, possuem afinidades, gostam de carinho, atenção, etc.  Infelizmente, pela falta de informação, algumas pessoas acreditam ainda que  os animais são auto- suficientes, não precisam de muitos cuidados, não tem sentimentos e seu organismo é forte o bastante para enfrentar todas as adversidades (chuva, frio, fome, etc). Contudo, isto não é verdade pois estes seres demandam todo cuidado e carinho para terem uma vida digna.   Graças à informação e à convivência com esses seres estes conceitos estão sendo mudados, mas ainda muito há que ser feito.  Estamos aprendendo a amá-los, respeitá-los e cada vez mais percebendo o quanto é bom e gratificante a convivência com esses lindos companheiros no nosso cotidiano. Devemos compreender que os animais não humanos são diferentes de nós, mas possuem uma VIDA que deve ser respeitada por todos. São seres instintivos, inteligentes, e temos que entender sua natureza para criarmos uma relação de afeto e carinho mútuo. Portanto, para se ter a guarda responsável é necessário ser um proprietário responsável pela saúde e bem estar animal. Para se tornar um proprietário responsável siga os seguintes passos: 


1. Forneça comida em quantidade suficiente e água fresca todos os dias; 
2. Mantenha o seu animal em local com tamanho adequado e sempre limpo; 
3. Brinque com o seu animal. Eles precisam de afeto, carinho e atenção; 
4. Leve o seu peludo para passear, use uma guia e coleira. Não se esqueça de recolher as fezes; 
5. leve com freqüência o seu animal de estimação ao veterinário para ser vacinado contra a raiva e demais doenças, bem como para receber o tratamento adequado de eventual doença que seja portador. 
6. Dar banho periodicamente. 
7. Faça o controle de vermes e parasitas externos, tais como sarna carrapato, pulga, fungos, etc. 
8. Evite as crias indesejáveis. As fêmeas tem em média cinco filhotes por gestação. A forma mais segura de evitar a procriação indesejada é a castração de machos e fêmeas.  

bottom of page