top of page

Animal Abandonado

O QUE FAZER QUANDO ENCONTRAR UM ANIMAL ABANDONADO?

Primeiramente é bom informar que o ato de abandonar animais configura crime previsto no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais com pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. 


Realmente, não podemos ficar inertes ante o sofrimento de inúmeros animais encontrados nas ruas abandonados, notadamente quando estiverem em situação de risco.
Cumpre esclarecer que não adianta recolher o animal para transferir a responsabilidade às entidades de proteção animal, que estão superlotadas e sem condições de abrigarem outros animais. O que precisamos é unir forças para a solução do problema.  
Portanto, a seguir estão os passos que podem ser tomados por quem pretende contribuir para a causa animal. 

Caso você escolha recolher um animal da rua, teremos duas alternativas:

1º - você pode adotar este animal. Leve-o ao veterinário, vermifugue, vacine, castre, se informe a respeito dos cuidados necessários para a guarda responsável e Parabéns por este enorme ato de amor.

2º - você pode procurar um lar para este animal. O primeiro passo é procurar aliados, como amigos, parentes ou conhecidos que se sensibilizem com a situação e que estejam dispostos a ajudar com recursos financeiros, lar provisório, transporte, acesso à internet, etc.

O animal deve ser abrigado em um lar provisório até que se realize adoção. 


Para isto algumas medidas devem ser tomadas: 
 

  1. Encaminhar o animal para ser examinado pelo médico veterinário. Após os cuidados médicos o cão ou gato deverá ser vacinado e vermifugado. Deve ser realizada a esterilização antes da adoção a fim contribuir para o controle populacional.                                                    

  2. Encaminhar o animal para adoção: Para obter êxito no propósito de encontrar um lar definitivo para o cão ou gato devem ser tomadas algumas iniciativas, tais como: divulgar fotos do peludo na internet e em sites de entidades de proteção animal , distribuir estas fotos em estabelecimentos comerciais como drogarias, mercados, clínicas veterinárias, pet shops, etc, divulgar o seu propósito a amigos, parentes, conhecidos e pessoas que gostem de animais, levá-los a eventos de adoção, com a consciência de que se não forem adotados deverão retornar ao lar provisório até a adoção definitiva.


Desta forma, agindo com amor e na busca do bem estar animal, estaremos contribuindo para solucionar o problema do abandono e descaso com eles. 

bottom of page