Não há medo maior para um proprietário do que a perda ou o desaparecimento de seu cão. E isso não é uma coisa impossível de acontecer. O que fazer?
Se o seu cão tem uma identificação, será muito mais fácil encontrá-lo. A partir do momento em que seu cachorro começa a sair na rua, ele deve estar identificado. Há vários tipos de identificação:
Plaquinhas: as convencionais plaquinhas penduradas na coleira são um método barato e eficaz. Gravando na placa o nome e o telefone do proprietário, fica bem fácil devolver um cão perdido.
Microchip: através da implantação de um pequeno microchip sob a pele do animal, o cão fica registrado em uma central que detém as informações do animal e do proprietário. É um método que permite também a identificação de cães roubados, pois não há como alterar o microchip.
O que fazer se você achou um cão perdido?
Quando o animal não tem identificação fica mais difícil e, às vezes, impossível seu retorno para casa. Quem acha um cão perdido deve comunicar às clínicas veterinárias e pet shops das imediações, pois o cão provavelmente será cliente de uma delas. Deixe cartazes nesses locais avisando sobre o animal encontrado, além de lugares com grande circulação de pessoas (bancas de jornal, padarias, supermercados...)
Anuncie nas Rádio da Cidade e No facebook (inclusive nos grupos de venda da cidade)
Anuncie no Grupo do Facebook Achados e Perdidos - Paranavaí
O que fazer se você perdeu o seu animal?
O proprietário deve procurar no facebook imediatamente.
Contate todas as clínicas veterinárias e petshops do bairro e redondezas. Quem acha um cão perdido normalmente se dirige a um desses lugares para deixar o animal, obter informações ou tratá-lo, em caso de acidentes (atropelamentos, p.ex.). Faixas, cartazes em locais públicos como bares, supermercados e bancas de jornal, são um bom caminho para que a pessoa que achou o cão possa saber como devolvê-lo.
Anuncie nas Rádio da Cidade e No facebook (inclusive nos grupos de venda da cidade)
Anuncie no Grupo do Facebook Achados e Perdidos - Paranavaí
Entre em contato com a Sociedade Protetora dos animais 44- 3422 9209 , ele pode estar debilitado e tenha sido recolhido.