top of page

Vacinação

Vacinação, É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o gato/cachorro adulto. Os animais devem ser imunizados antes terem contato com outros gatos adultos ou filhotes. Existem muitas doenças virais que podem acometê-los e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos animais mais jovens.

Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarréia, e previamente vermifugado.

Se isso não for observado, pode ocorrer falha vacinal, ou seja, o organismo não responder plenamente à vacinação.

As vacinas que seu gato deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação. Abaixo, um calendário para a vacinação de filhotes, com as vacinas existentes no mercado.

ATENÇÃO : SEMPRE PEDIR VACINA IMPORTADA.

Qual a diferença entre a vacina importada e a nacional?

A vacina importada recebe até o nome de vacina ética, mas na verdade deveria se chamar de vacina profissional, é aplicada somente por veterinários, o cachorro passa por uma anamnese (uma consulta onde o veterinário investiga todo quadro de saúde do cão, procurando detalhes que possam ser úteis e tornem a vacinação mais segura) antes da aplicação da vacina e somente se estiver com a saúde perfeita ele é vacinado.

 

Já a vacina nacional, deveria ser chamada de não profissional, pois geralmente é aplicada por pessoas desqualificadas, geralmente em agropecuárias, ou mesmo em casa (nenhum tipo de vacina pode sofrer problemas de  armazenamento e quando uma vacina não é armazenada adequadamente ela perde a sua eficácia), isso é muito mais comum acontecer entre as vacinas não éticas. Além disso, o animalzinho não passa por uma anamnese e pode estar com alguma doença, podem ocorrer problemas muito comuns como no caso de cães que por exemplo, não foram vermifugados e nenhum cuidado foi tomado antes da aplicação.

 

Há muitos casos de cães que adquirirem as doenças que as vacinas deveriam supostamente evitar que eles desenvolvessem, quando são vacinados com a vacina nacional, isto se deve principalmente as condições em que a vacina chega ao consumidor final, do que ao processo tecnológico em si, que são utilizados para fabricar as vacinas nacionais.

bottom of page